domingo, 31 de outubro de 2010

HALLOWEEN [ Dia das bruxas]





A origem do dia das bruxa vem do século 600 a.c e 800 d.c
de povos que habitavam a grã-bretanha e gália, e as comemorações da época
eram totalmente diferente do que foi popularizado pela cultura norte americana,
na sua origem não tinha relação com bruxas, era um festival de calendário que marcava o fim do verão o nome do festejo era samhain [ fim do verão], tambem tem a mistira pagã que cultuava os mortos, por que para eles o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. essa festa
que ja foi vigia, culto, e outras coisas ja teve muito nomes como All Hallow’s Eve, "All Hallow Een,e se tornou o que é chamado hoje "Halloween".



A origem com as bruxas na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados nafogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.



FONTE: WIKIPÉDIA, Google.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A sombra do vento !




Uma dica de livro, ótima! para quem gosta de aventuras aletrizantes e dramáticas, com um ar meio gótico, obra de Carlos Ruiz Zafón.
Com mais de 6,5 milhões de exemplares vendidos em todo mundo, é também considerada um fenômeno da literatura espanhola.

Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos livros esquecidos.
lá o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecimento autor do livro que o fascina transformará Daniel em homen ao inicia-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de victor Hugo,pense. Ambientada na espanha franquista da primeira metade do século xx, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, poder místico dos livros.

Eu estou na metade do livro, e já indico para quem se entereçar
pois é muito bom.